Como deixar a sua quarentena menos entediante

Posted by

Por que a Quarentena é tão importante?

O mundo está vivendo um momento muito difícil devido a pandemia do novo Coronavírus, também conhecido como COVID-19. Uma das melhores e mais indicadas medidas para diminuir os índices de contaminação, além da higienização, é ficar em casa.
O isolamento é muito importante neste momento e uma das mais eficazes formas de impedir a
propagação, ainda maior, do vírus.
De acordo com especialistas da área de saúde, se as pessoas adoecerem ao mesmo tempo, não
terá sistema de saúde para suportar a demanda de atendimentos. Aí é que entra a importância
da quarentena.
Porém, você pode passar esse período de forma mais produtiva. Confira as ideias que separamos
pra você sobre o que fazer na quarentena!

O que fazer na quarentena?

Coloque suas leituras em dia! 

 Com a correria da rotina acabamos deixando o hábito da leitura de lado. Sempre tem aquele livro que queremos muito ler, mas que não conseguimos finalizar ou nem começar. Pois então essa pode ser uma excelente hora para isso!
Agora se você me falar que não tem livros parados aí, tenho outra dica:
a Amazon disponibilizou vários e-books que podem ser baixados de graça. Tudo isso para
que você utilize seu tempo ocioso de forma bastante inteligente: atualizando leituras e estudos!

Assista a filmes!

Uma dica clássica, mas válida: colocar em dia aquela série que tanto gosta ou ver aquele
filme que queria faz tempo!
É claro que o ideal não é passar todos os dias na frente da TV, mas com certeza você pode
usar um pouco do seu tempo para assistir bons filmes e séries.
Tente fugir da sua zona de conforto, do que costuma assistir sempre. Você pode descobrir
documentários incríveis, filmes que em outras ocasiões não assistiria e séries
surpreendentes.
Quer dicas? Então confira dois filmes bem bacanas e que podem ser encontrados na Netflix:
1. O menino que descobriu o vento / 2. Milagre na cela 7
“Ah, mas a Netflix é paga e não tenho a assinatura de uma conta!”
Calma!!! Existem App’s que proporcionam uma plataforma de infinitos filmes e séries online
totalmente gratuitos e sem o abuso daquele monte de propaganda chata. Exemplo de um
App fácil de instalar e usar é o HD MEGA FILMES que você pode encontrar na PlayStore
de seu smartphone. 😁

Cuide do seu corpo e da sua mente!

Ficar em casa não é sinônimo de ficar parado! Exercite-se! Existem milhares de pessoas que estão disponibilizando ideias de treino em seus perfis nas redes sociais. Além disso, na sua PlayStore você pode baixar App’s que podem te auxiliar na prática de exercícios que podem ser feitos dentro de sua casa, com disciplina e um excelentes dicas que vão evoluindo de acordo vocês vai praticando. Fazer exercícios traz benefícios para o corpo e para a mente.
Além dos exercícios físicos você também pode meditar! Para quem nunca meditou é um desafio que trará inúmeros benefícios. Para quem já possui esse hábito, é hora de colocá-lo em prática. Reserve um espaço da sua casa que possua mais privacidade, coloque uma boa música (calma) e medite. Em tempos de pandemia, meditar e refletir podem ser um alívio certeiro para alguns sintomas da ansiedade.
Ah! E independente de sua religião, ore! A fé é a certeza individual e subjetiva de que coisas extraordinárias podem acontecer, mesmo que o cenário diga o contrário.

Relaxe!

Isso mesmo, permita-se relaxar! São tempos de muita tensão e preocupação. Está tudo bem se você não conseguir ser produtivo todos os dias. Tudo bem se tiver dias não muito bons. O importante é conseguir relaxar e ficar bem com você mesmo.
O equilíbrio talvez seja a palavra chave nessa situação. E cada um conhece qual o seu melhor ponto de equilíbrio. Por isso, não se cobre tanto e mantenha procure manter sua saúde mental da melhor forma possível.

Alimente-se bem!
De modo geral, quando ficamos em casa, a rotina de horários fica mais flexível. Assim, acabamos esquecendo de comer na hora correta e ainda caímos nas tentação dos carboidratos. Além do aumento de peso, as consequências de não se alimentar de maneira correta faz com que nos tornemos menos produtivos (no caso de quem não está tendo aulas presenciais, fazendo suas atividades online e também de pessoas que estão fazendo home office “trabalho em casa” isso é um fator importante!) e que tenhamos menos disposição para outras atividades.
Assim como a alimentação é muito importante, o consumo de água também é! Por isso, lembre-se de se hidratar ao longo do dia. A falta de água pode trazer problemas a curto e longo prazo. Se você tiver dificuldade em lembrar de tomar água, uma dica é colocar lembretes em seu celular. Assim, ficará mais fácil manter a rotina saudável!

O que não fazer na quarentena 🚫

Agora que você já tem várias ideias de como ocupar seu tempo ocioso de uma forma mais produtiva e saudável, vamos falar sobre o que não devemos fazer na quarentena.

Não deixe para depois o que você pode fazer agora
Como dissemos anteriormente, muitas pessoas estão estudando em casa e trabalhando em home office durante e quarentena e esse pode ser um grande desafio! A procrastinação poderá te atrapalhar a cumprir suas demandas com excelência. Por isso é importante tirar um tempo para o seu descanso, mas enquanto estiver trabalhando, não procrastinar, ou seja, deixar pra depois.
Feche suas redes sociais e, se possível, deixe o celular longe a TV desligada. Assim, suas distrações serão menores e seu foco maior.

Não reúna amigos em casa!

Sabemos que é muito difícil passar todo esse tempo longe de quem gostamos. Mas é muito importante sabermos que qualquer tipo de aglomeração de pessoas pode ser perigosa. Por isso, procure não reunir amigos e familiares em casa.
Uma dica é fazer chamadas de vídeo para matar a saudade!

Só saia de casa se for, realmente, necessário!

Por fim, o mais óbvio! Não saia de casa, a menos que seja realmente necessário. O isolamento horizontal (aquele que engloba não somente os grupos de risco, mas todos os cidadãos) é a principal ferramenta que temos para diminuir a proliferação do COVID-19 vencer esse vírus.
Essas são algumas dicas do que fazer e do que não fazer em período de quarentena. O importante mesmo é não deixar de se cuidar, manter a atenção com a higienização, evitar ao máximo sair de casa e manter-se calmo e ativo! Existem muitas formas de fazer, desse, um momento de novas descobertas e oportunidades.
E não se esqueça de que, mesmo longe, seguimos juntos.

Abraços virtuais

Equipe INMEP

Referências:
https://3dlab.com.br
https://saude.gov.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *