Projeto Visando o Futuro inicia atividades no 9º ano do Ensino Fundamental, em Guanambi

Posted by

O INMEP de Guanambi, em 2020, deu um gatilho inovador no Projeto Visando o Futuro – uma inciativa de natureza privada que beneficia adolescentes e jovens da Rede Estadual de Ensino (Ensino Médio), através de bolsas parciais e integrais em cursos profissionalizantes. Isto se deu mediante a autorização da Secretária de Educação do Município de Guanambi, Maristela Cavalcante, que recomendou a participação das escolas da Rede Municipal, através dos alunos do 9º ano (Ensino Fundamental).

Na sede do município de Guanambi,  a princípio 9 escolas foram contempladas, sendo: Profª Adelice Magda, Prof. Celito Brito, Profª Enedina Costa, Getúlio Vargas, José Bastos, José Neves, Profª. Josefina Teixeira, Profª. Maria Regina e Rômulo Almeida. Nos distritos, o projeto abrangeu as escolas: Aníso Cotrim (Morrinhos), Colônia Agrícola (Ceraíma) e Pedro Barros (Mutans).

Assim como nas escolas da Rede Estadual, o Projeto Visando O Futuro acontece em três etapas:

1 – Aplicação de questionário inclusivo;

2- Reunião informativa aos pais;

3 – Entrevista socieconômica com pais e alunos.

Após a conclusão de todo processo seletivo, é feito uma triagem criteriosa para bolsas e descontos aos alunos cujo poder aquisitivo seja menos expressivo dentre os demais. Esses descontos variam entre 40 e 100%  em cursos profissionalizantes nas áreas administrativas e tecnológicas. Deste modo, as matrículas são definitivamente efetivadas.

É válido ressaltar que, “num tempo onde a realidade de muitos culmina para um futuro incerto”,  o INMEP – (Instituto Norte Mineiro de Educação Profissional), através do Projeto Visando o Futuro, vem contribuindo para a mudança de vida de centenas de jovens de Guanambi e região. Jovens cuja a esperança no futuro profissional é restaurada e, em alguns casos, criada.

 

Fonte: Coord/Inmep

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *