Alunos do Colégio Jorge Amado, em Iuiu, prestigiam Palestra do INMEP de Guanambi

Posted by

Continuando com o ciclo de palestras socioeducativas e motivacionais, o INMEP de Guanambi, na manhã e tarde desta segunda-feira(23) esteve presente na cidade de Iuiu, junto aos alunos do Colégio Estadual Jorge Amado.

O encontro, assim como os demais ocorridos durante o mês de setembro, teve como objetivo falar sobre o tema Ansiedade x Depressão: sintomas e as formas de tratamento. A responsabilidade pela ministração ficou por conta do Acadêmico de Psicologia da UNIFG, Valdeir Guimarães, que de uma forma bem descontraída, prendeu a atenção de alunos, professores e demais presentes.

Para Valdeir Guimarães, a ansiedade e a depressão são doenças bastante complexas e talvez estejam entre as principais responsáveis pelos altos índices de suicídios no Brasil e no mundo. “As características de uma pessoa depressiva podem apresentar-se desde sintomas cognitivos, com a diminuição da capacidade de concentração e realização de tarefas corriqueiras; sintomas fisiológicos, incluindo alterações no sono e no apetite; e comportamentais, com o isolamento social, choro persistente e pensamentos suicidas. O aconselhável mesmo é que seja realizada uma consulta com um especialista.” Disse.

Para Giovani Guerra, Diretor do INMEP, o trabalho pioneiro de palestras socioeducativas, (além das fronteiras municipais de Guanambi), deve continuar: “A participação acentuada da plateia durante cada ministração, principalmente dos alunos, reafirma a necessidade de continuarmos realizando pontes desta natureza com as escolas de toda região, através de temas pertinentes à saúde mental e às emoções.” Finaliza ele.

Danilo Alkmim, Coordenador do Inmep, avaliou como positivo o resultado de mais um trabalho desenvolvido em parceria com o Projeto Visando o Futuro, e na oportunidade, agradeceu pela colaboração e presteza da Diretora, Andreia Pereira, da Vice, Karina Rodrigues e dos demais colaboradores do colégio Jorge Amado.

Fonte: Coord/INMEP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *